Como parte do pré-evento do 32º Encontro Anual da Compós, serão oferecidos oito minicursos em modalidade online ou híbrida, com professores dos PPGs realizadores dessa edição, o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM-USP) e do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA-USP), e com professores convidados. As inscrições devem ser feitas junto à inscrição para o Encontro e as vagas são limitadas.

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ESTRATÉGIAS DE PUBLICAÇÃO EM PERIÓDICOS INTERNACIONAIS

com Prof. Dr. Jamil Marques

9h às 12h – Modalidade online

 

Este minicurso tem como objetivo discutir os principais elementos envolvidos no processo de elaboração, submissão e revisão de artigos que buscam ser publicados em revistas top-ranked da área de Ciências Humanas e Sociais. Dentre os tópicos a serem abordados estão: escolha do periódico, modo de construção do problema (o que torna o trabalho interessante?), montagem da estrutura do artigo (maneiras de referenciar a literatura, de apresentar as estratégias metodológicas e de considerar os resultados), procedimentos para a elaboração da cover-letter e da carta-resposta. O minicurso tem como fio condutor o debate prático sobre casos de manuscritos aceitos e rejeitados.

 

Ministrante: Jamil Marques é professor da Universidade Federal do Paraná. Pesquisador visitante na Michigan State University (2021-2022). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Tem artigos publicados em revistas a exemplo de The International Journal of Press/Politics (SAGE), Journal of Communication (Oxford University Press), Journalism (SAGE), Journalism Studies (Taylor & Francis), Digital Journalism (Taylor & Francis) e Policy & Internet (Wiley). Teve artigos recusados em diversos outros periódicos, como Information, Communication, & Society (Taylor & Francis), New Media & Society (SAGE), Communication Research (SAGE) e Political Communication (Taylor & Francis).

MÉTODOS E PRÁTICAS DE PESQUISA EM HISTÓRIA DO AUDIOVISUAL

com Eduardo Morettin, Carolina Azevedo Di Giacomo, Luis Felipe Gurgel Ribeiro Labaki, Mariana Queen Nwabasili.

9h às 12h – Modalidade online

O curso tem por objetivo introduzir os alunos nesse vasto universo da pesquisa em história do cinema com enfoque teórico e metodológico. Conduzido por 4 ministrantes, cada um especialista em objetos e fontes específicos, o curso apresentará diferentes questões enfrentadas cotidianamente pelos pesquisadores no trabalho com a história do cinema. Como trabalhar com filmes que não sobreviveram ao tempo ou que tiveram partes perdidas, ou mesmo com projetos que nunca saíram do papel? Como lidar com as distintas versões de um filme, com restauros e com cópias em diferentes estados de conservação? Que outras fontes e arquivos podem ser usados na história do cinema para além das obras? Quais métodos podem ser empregados na análise de um filme, tanto do ponto de vista do crítico quanto do historiador, e como avaliar representações interseccionadas de raça, gênero e cultura nas obras? Essas são algumas das questões que conduzirão nosso encontro, organizado em tornos dos seguintes eixos: 1) O cinema como fonte histórica; 2) Arquivos cinematográficos e as distintas versões das fontes; 3) Métodos de trabalho com filmes ausentes ou lacunares; 4) Metodologias de análise de filmes.

Ministrantes: Carolina Azevedo Di Giacomo. Doutoranda e mestra em Meios e Processos Audiovisuais na ECA-USP. Realizou pesquisas no exterior, com financiamento FAPESP, sobre o primeiro cinema.

Eduardo Victorio Morettin. Professor de História do Audiovisual na ECA-USP. Autor de Humberto Mauro, cinema, história (SP: Alameda Editorial, 2013).

Luis Felipe Gurgel Ribeiro Labaki. Doutorando e mestre em Meios e Processos Audiovisuais na ECA-USP. Organizador e tradutor do livro Cine-olho: manifestos, projetos e outros escritos (SP: Editora 34, 2022), coletânea de textos do cineasta Dziga Viértov.

Mariana Queen Nwabasili. Doutoranda e mestra em Meios e Processos Audiovisuais na ECA-USP. Realizou um Máster em Curadoria Cinematográfica na Elías Querejeta Zine Eskola (EQZE), na Espanha.

DESINFORMAÇÃO E ÉTICA NA COMUNICAÇÃO

com Prof. Dr. Eugênio Bucci

15h às 17h – Modalidade híbrido

Local: Auditório Lupe Cotrim, Prédio Central, 1º Andar

Nos estudos da comunicação, temos falado bastante, e em hora oportuna, sobre os fatores que desinformam o público e desconstituem o tecido democrático. As

abordagens, contudo, têm se dedicado mais ao registro factual dos acontecimentos, restringindo-se, no mais das vezes, ao discurso jornalístico e àqueles que lhe são justapostos ou contíguos. Pouco se fala da desinformação em obras de ficção ou na publicidade, por exemplo. Haveria bases para pensarmos nessa perspectiva? Um romance, uma obra de não-ficção, poderia informar ou desinformar? Distopias como Fahrenheit 451, de Ray Bradbury, ou 1984, de George Orwell, podem informar de algum modo? A publicidade pode informar ou desinformar, com sua forma característica de envolver, induzir, convencer, seduzir ou aliciar o consumidor e a consumidora? A comunicação religiosa teria o mesmo poder? Como devemos, enfim, lidar com essas questões quando relacionamos o fenômeno da desinformação com a comunicação em sentido amplo, indo além da imprensa e do relato documental? E, por fim, haveria uma ética abrangente que pudesse dar suporte a essa reflexão abrangente?

Ministrante: Eugênio Bucci é professor da ECA-USP, jornalista, e autor de A Superindústria do Imaginário (Ed. Autêntica) e Existe democracia sem verdade factual? (Estação das Letras e cores), entre outros livros. É colaborador do jornal O Estado de S. Paulo. Atualmente ocupa a função de Superintendente de Comunicação Social na USP, além de Coordenador Acadêmico da Cátedra Oscar Sala, no Instituto de Estudos Avançados da USP.

SÃO AS CONTROVÉRSIAS CIENTÍFICAS (E PLATAFORMIZADAS) CARTOGRAFÁVEIS?

com Prof. Dr. Carlos D’Andrea

14h às 17h – Modalidade online

O minicurso tem como objetivo principal identificar e discutir questões pertinentes para as investigações de controvérsias científicas em plataformas online. Assumindo que, nas mídias sociais, temas científicos estão em constante escrutino por diferentes tipos de atores (como cientistas, influenciadores e autoridades), na primeira parte da atividade discutiremos as relações entre 1) tecnociência (e suas interfaces, por exemplo, com o capitalismo), 2) plataformização (a partir das políticas de governança, affordances e outras dimensões) e 3) métodos digitais (o que inclui política de acesso a dados e modos de visualização). Na segunda parte, nos voltaremos coletivamente para

um conjunto de dados relativos a uma controvérsia científica e obtido junto a uma dada plataforma. A partir da exploração empírica, as/os participantes discutirão as possibilidades e os limites metodológicos e epistemológicos dos estudos de controvérsias online.

Ministrante: Carlos d’Andréa é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Minas Gerais(UFMG). Bolsista Produtividade (nível 2) do CNPq. Coordenador do grupo de pesquisa REST– estudos redes sociotécnicas e um dos editores da revista Dispositiva. Suas pesquisas são financiadas também pela Fapemig.

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JOGOS E TEMÁTICAS SOCIAIS

com Prof. Dr. Richard Romancini

9h às 12h – Modalidade online

A atividade consistirá numa apresentação de propostas e experiências a respeito do uso de jogos na promoção de discussões e debates sobre temáticas sociais, particularmente em contextos educativos. Serão apresentadas ideias relacionadas, tanto à construção de jogos que estimulem a meta exposta, a partir de propostas como a de “jogo ativista” (Flanagan), “jogo com valores” (Flanagan e Nissenbaum) e “jogo pró-social” (Kaufman e Flanagan), quanto dinâmicas de uso de jogos, como a do “videogame do oprimido” (Frasca) ou dos “jogos pela democracia” (Lerner). Serão também apresentados trabalhos (jogos) de coletivos, indivíduos e de estudantes que se dirigem ao tema em debate. Embora não seja obrigatório que a pessoa que se inscrever já tenha realizado jogos ou atividades com preocupações conexas, está prevista discussão das possíveis experiências prévias de quem participar, para a troca e construção de conhecimento sobre o tema.

Ministrante: Richard Romancini é Professor do Departamento de Comunicações e Artes (CCA) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de São Paulo (PPGCOM-USP). Doutor em Comunicação pelo PPGCOM-USP. Desenvolve e orienta, nos últimos anos, trabalhos sobre movimentos sociais, comunicação e educação.

A INTERDISCIPLINARIDADE DO DIGITAL NO CAMPO DA COMUNICAÇÃO: ASPECTOS SOCIOTECNICOS, DISPOSITIVOS E AFFORDANCES, E MÉTODOS DE PESQUISA

com Profa. Dra. Elizabeth Saad Correa
9 às 12h – Modalidade online

O meio digital se instalou no campo da comunicação como elemento conector dos processos de sociabilidade, como ferramenta de ação na consecução de políticas e estratégias e, principalmente como vetor de transformação das formas comunicativas.
O grupo de pesquisa COM+ – que completa 15 anos neste 2023, vem refletindo e produzindo conteúdos acadêmicos e de difusão sobre o tema de forma ampla. Abordagens sobre plataformização, dados e algoritmos e respectivos impactos seja nos campos clássicos da Comunicação (jornalismo, comunicação organizacional, educação), seja nas expressões sociotecnicas recentes (influência, violências e assédios, narrativas, mobilidade, processos, etc) são foco de pesquisa entre diferentes grupos de nossa área l. Propomos um oficina para agregação temática e metodológica sobre os temas por meio de troca de experiências de entre os participantes e a identificação de conexões e potencialidades de pesquisa em rede.

Ministrante: Elizabeth Saad Correa é professora titular senior do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA-USP. Docente e pesquisadora nas áreas de comunicação e jornalismo digitais. Enfatiza pesquisas e orientações nos segmentos de estratégia e negócios de informação digital; e na correlação entre a estratégia e o desenvolvimento de novas linguagens para conteúdos digitais. Foi Professora visitante em 2018 na Oslo Metropolitan University, Noruega junto ao grupo de pesquisa Digital Journalism Studies; em 2016 pela Cátedra Unesco de Comunicação Internacional – Université Grenoble-Alpes, França. Dentre outros periódicos é componente do Editorial Board e do Review Team do periódico Digital Journalism (Taylor & Francis). É docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da ECA-USP. É coordenadora do grupo de pesquisa COM+ – www.grupo-ecausp/commais, registrado no CNPq. É autora dos livros Curadoria Digital e o Campo da Comunicação (2012) (e-book); Estratégias 2.0 para a Mídia Digital – 3ª Edição, 2012 e 4ª Edição 2015. É palestrante internacional e estrategista digital.

MÉTODOS DIGITAIS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA PESQUISADORES DA COMUNICAÇÃO

com Prof. Dr. Márcio Carneiro dos Santos

14h às 17h – Modalidade online

Vagas: 30 alunos

Apresentar aos alunos o caminho dos Métodos Digitais, como expansão interdisciplinar possível e necessária para o enfrentamento de problemas e objetos de pesquisa inseridos no ecossistema de meios contemporâneos. Discutir a aplicação de conceitos básicos ligados ao campo da IA no trabalho de pesquisa na área da Comunicação. Apresentar funcionalidades de ferramentas como ChatGPT dentro da nova sub-área conhecida como IA Generativa, para auxiliar em tarefas como levantamento bibliográfico, normatização, análise textual e geração de visualizações. Apresentar conceitos relacionados à esse tipo de abordagem tais como prompt design, meta-extensões, templates e agregadores, bem como possibilidades oferecidas pela área de NLP (Natural Language Processing) tais como: NER, Topic Modeling, Análise de Sentimentos e Text Mining entre outras.

Ministrante: Márcio Carneiro dos Santos é jornalista. Doutor pelo programa Tecnologias da Inteligência e Design Digital – TIDD da PUC-SP. Professor Associado do Departamento de Comunicação Social da UFMA, na área de Jornalismo em Redes Digitais. É coordenador do LABCOM – Laboratório de Convergência de Mídias, do NID e atualmente também coordenador do Programa de Pós-graduação Profissional em Comunicação – PPGCOMPro. Tem trabalhos publicados nas áreas de Métodos Digitais, Sistemas Imersivos, Inteligência Artificial Generativa, Jornalismo Guiado por Dados e Design Science.

MÉTODOS E TÉCNICAS APLICADOS À PESQUISA DE LINGUAGENS E DISCURSOS NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

com Maria Cristina Palma Mungioli, Helen Suzuki, Lizbeth Kanyat e Tomaz A. Penner

14h às 17h – Modalidade híbrido

Local: Auditório Lupe Cotrim, Prédio Central, 1º Andar

O curso tem como objetivo apresentar e discutir métodos e técnicas adotados para o estudo das linguagens verbais e verbo-visuais nos meios de comunicação, principalmente em ficção televisiva. Com enfoque em procedimentos oriundos da Análise do Discurso (A.D.) e dos estudos de linguagem de matriz bakhtiniana, o curso se propõe a apresentar e discutir o próprio dispositivo analítico como lugar de produção de sentido e espaço para constituição do analista. Serão apresentadas pesquisas que aplicaram esse tipo de construção do dispositivo analítico em pesquisas envolvendo os polos de produção e recepção de produtos midiáticos.

Ministrantes:

Maria Cristina Palma Mungioli. Professora Livre-Docente do Depto. de Comunicações e Artes da Escola de Comunicações e Artes da USP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da USP. Bolsista Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq. Líder do grupo de pesquisa GELiDis – Linguagens e Discursos nos Meios de Comunicação – CNPq/ECA-USP. Coordenadora do GT Estudos de Televisão e Streaming da ALAIC.

Helen Suzuki. Doutora em Ciências da Comunicação (ECA-USP) com Bolsa (doutorado) sanduíche na Shizuoka University (Japão). Docente na Universidade Anhembi Morumbi (UAM-SP), especialista em Inteligência de Mercado (IEMI-SP) e pesquisadora no Gurpo de Pesquisa GELiDis – Linguagens e Discursos nos Meios de Comunicação – ECA-USP/CNPq.

Lizbeth Kanyat: Mestra em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM e Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Professora no Centro Universitário Adventista de São Paulo. Pesquisadora do grupo de pesquisa GELiDis – Linguagens e Discursos nos Meios de Comunicação – CNPq/ECA-USP.

Tomaz A. Penner: Mestre e Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pesquisador do grupo de pesquisa GELiDis – Linguagens e Discursos nos Meios de Comunicação – CNPq/ECA-USP.